Mercado da construção civil e a energia solar: Entenda a união entre ambos
Author: Tiago
Posted On: 23 de agosto de 2024
Post Comments: 0
No panorama atual, o mercado da construção civil, em constante evolução, tem testemunhado um crescente interesse em soluções que dão uma nova ˜iluminação˜. A energia solar fotovoltaica, tem se destacado como uma alternativa limpa e renovável, impulsionada pela demanda por construções mais sustentáveis. A crescente procura por serviços fotovoltaicos evidencia a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre essa tecnologia e seu papel no amadurecimento da energia solar no mercado da construção civil, um dos mais relevantes do mundo.
Este artigo irá explorar a união de dois mercados e como a tecnologia pode agregar para novas oportunidades.
Quem é o Brasil no mapa do consumo de energia solar?
Atualmente, o Brasil ocupa a 6ª posição global de energia solar, estando à frente de países como Austrália, Itália, Espanha e Coreia do Sul. Desse modo, especialistas já comentam que o país começa a se destacar como um dos grandes players do mercado, visto que há um aumento de serviços fotovoltaicos, como comentado.
Quando a primeira usina fotovoltaica foi criada no Brasil?
Em primeiro lugar, a história da energia solar (fotovoltaica) no Brasil não é tão antiga, para se ter uma ideia, a primeira usina fotovoltaica foi instalada em agosto de 2011, no município de Tauá, no sertão do Ceará.
A usina fotovoltaica é o que sustenta o abastecimento das placas solares, ou seja, é um enorme sistema de geração de energia.
O fit entre o mercado da construção e o serviço fotovoltaico
Sobretudo, é importante ressaltar que o mercado da construção civil é um dos que mais consomem energia, até por conta disso que o setor tem uma meta bastante importante para atingir as metas globais: reduzir em mais de 30% o consumo de energia elétrica.
O problema se dá por conta de o mercado em questão ser um dos responsáveis pela emissão de CO2 na atmosfera.
Consequentemente, isso acontece principalmente no início de uma construção, podendo ocasionar alterações no solo e geração de resíduos. Em suma, a ligação entre o mercado da construção e o serviço fotovoltaico se dá pela sua combinação de um futuro mais eficiente e que aproveita melhor os recursos.
Quais são as vantagens da energia solar para a construção civil?
Certamente, se o mercado da construção civil é tão poluente e a energia solar tão sustentável, fica fácil achar singularidade entre ambos. Em um mundo cada vez mais preocupado e ciente do poder das suas decisões, é esperado que haja a busca por vantagens econômicas e ambientais.
A busca por parte do mercado da construção civil em reduzir o seu impacto ambiental é notório. Dessa forma, a energia solar oferece vantagens, como:
Otimização de custos;
Valorização do imóvel ou empreendimento;
Redução da emissão de gás carbono;
Diminuição da dependência de energia não renovável.
Inteligência de dados, energia solar e construção civil: como a tecnologia pode ajudar?
Em particular, a tecnologia pode ajudar de diversas formas, principalmente no mapeamento de instalações de placas fotovoltaicas, tipo de cliente final, regiões que possuem mais instalações e total de registros por data de instalação. Através da Hoff Analytics, você pode explorar uma base completa de dados para entender a performance do serviço fotovoltaico no mercado da construção civil.
Por que usar a inteligência de dados para mapear instalações fotovoltaicas?
Através das soluções que une um vasto volume de dados e cruzamento de informações, empresas do setor de energia solar podem segmentar por fase de serviço, data de instalação, tipo de cliente, estado, cidade, mesorregião e integrador.
Ao ter a possibilidade de segmentar, a inteligência de dados pode entregar onde estão ocorrendo as instalações, quantidade de usinas solares e profissionais envolvidos.
Dessa forma, a ferramenta entrega o tipo de projeto ideal. É possível unir o mercado da construção civil e o da energia solar.
Leave A Comment