Fornecedores de materiais de construção: entenda a importância da previsão de demanda
Author: Tiago
Posted On: 12 de dezembro de 2025
Post Comments: 0
Quando o fornecedor de materiais de construção sabe exatamente o que está sendo consumido e em qual ritmo, ele consegue planejar entregas melhores, repor estoque no momento certo e reduzir imprevistos.
Ainda para o fornecedor de materiais de construção, previsão de demanda poderia significar previsibilidade e relacionamento mais sólido com quem compra. No dia a dia, essa troca de informação torna todo o processo mais eficiente e ajuda cada etapa a acontecer no tempo certo.
Ao longo deste conteúdo, vamos aprofundar por que o acompanhamento de demanda pelos fornecedores de materiais de construção é tão importante
Importância da previsão de demanda para o Fornecedor de Materiais de Construção
É sabido que, para um fornecedor de materiais de construção, antecipar o que o mercado precisa é uma necessidade de sobrevivência. Um dos grandes desafios do setor é equilibrar o estoque.
Caso o fornecedor de materiais de construção não tenha informações sobre em que fase as obras de uma região estão, ele está operando no escuro. Nesse contexto, a previsão de demanda não se trata de um palpite, mas de um cálculo preciso. É nesse cenário que os coeficientes de consumo por metro quadrado entram, oferecendo dados confiáveis para decisões estratégicas.
Como funciona a previsão de demanda?
Para cada faixa de metragem e tipologia de construção, a Hoff Analytics define coeficientes médios de consumo de materiais por metro quadrado construído. É calculado esses coeficientes com base em estudos técnicos detalhados, na análise de histórico de obras anteriores e seguindo as normas de engenharia vigentes.
Dessa forma, o processo fornece ao fornecedor de materiais de construção informações precisas para planejar e gerenciar o fornecimento de produtos, evitando desperdícios e garantindo que cada obra receba a quantidade necessária de materiais no momento certo.
Em resumo, ele permite identificar tendências, como o aumento da demanda de revestimento na região X.
Um exemplo bem prático foi com o aço, onde através de uma plataforma de análise avançada, foi possível processar grandes volumes de dados do setor da construção e aplicar filtros estratégicos por região, cidade, tipo de obra e tipo de material. Essa tecnologia permitiu que uma grande indústria criasse uma esteira de projeção de demanda, oferecendo previsões precisas que ajudam fornecedores de materiais de construção a planejar a produção, atendendo o mercado de forma eficiente.
previsão de demanda para fornecedores de materiais de construção